Senado acaba com a proporcionalidade do voto: confira quem seria os eleitos na eleição de 2014

A PEC que dar fim ao chamado “Efeito Tiririca”, no qual votos de um candidato ajudam a eleger outros do grupo de partidos que se uniram para o pleito. Um exemplo disso ocorreu em 2010 quando o então candidato a deputado Tiririca conquistou 1,35 milhão de votos e garantiu sua cadeira na Câmara e a de mais 3,5 deputados. Com a mudança, portanto, os partidos não precisam mais lançar nomes que funcionem apenas como "puxadores de votos" para conquistar um número maior de cadeiras na Câmara e assembleias legislativas.
Apesar da mudança, a coligação continuará valendo para as eleições majoritárias, ou seja, os partidos poderão se unir para eleger o presidente da República, o governador do Estado e o prefeito.
Mas, não para formar uma bancada intencionando ter o maior numero de eleitos. Por que a partir de agora elege-se quem tiver o  maior número de sufrágios e não mais pela proporcionalidades dos votos.

Assembleia Legislativa do RN

Um exemplo: Os deputados estaduais, Carlos Augusto Maia que obtive 20.140 votos e Souza que obteve 20.440, com a nova PEC não teriam se elegido, pois não tiveram votos superiores aos que tiveram o ex-deputado Vivaldo Costa que na mesma eleição teve 34.457 votos e a ex-deputado Larissa Rosado que também obteve na mesma eleição 32.876 votos. o major fernandes con mais de 24 mil

Câmaras Municipais

O mesmo caso se aplica nas câmaras municipais, no município de Guamaré por exemplo, os vereadores eleitos em 2008 Gustavo com 240 lisete com 270 e miranda com 249 se elegeu com menos votos, do que edinho com 333 votos e irmãzinho com 297 que na mesma eleição obteve mais  votos e ficou na primeira suplência.
Mas não acabou por aí… outro vereador que se elegeu na proporcionalidade para a câmara Guamaré nas eleições de 2012 foi  Francisco Damião, eleito com 507 votos, Edinor de melo eleito com 402  votos, os dois foram eleitos por média
No modelo atual os partidos se aliam para formar chapas com o objetivo de somar forças e produzir um alto coeficiente. Com a nova regra, uma aliança partidária não produzirá qualquer efeito positivo ou negativo. agora é quem é quem!

Postar um comentário

0 Comentários