Articulações e pré-candidaturas já anunciadas indicam um cenário político atípico em Areia Branca

LUANA BRUNO, AGENDANa condição de prefeita, Luana Bruno seria naturalmente candidata do seu partido à reeleição (Foto: Jailton Rodrigues)   
Areia Branca poderá ter mais de dois candidatos a prefeito nas eleições de 2016? Essa é a pergunta que predomina nas conversas de calçadas e nos bastidores da política local. O atual cenário aponta para essa possibilidade, considerando que o quadro partidário mudou muito a partir do pleito eleitoral de 2012. Antes, a sucessão municipal versava em torno de duas cores: verde (“bacurau”) e vermelho (“bicudo”). Ou seja, situação e oposição, respectivamente.
Em 2012, surgiram novas cores no cenário: o amarelo (uma alusão ao PSB) do hoje deputado estadual Souza Neto (PHS) se uniu ao verde da prefeita Luana Bruno (PMDB) e o rosa da então candidata Iraneide Rebouças (DEM) seguiu aliado ao vermelho dos “bicudos”. Assim, em relação a cores a paixão do eleitor areia-branquense já não é a mesma de outrora.
IRANEIDE 2016Iraneide Rebouças é tida como nome certo na disputa pela prefeitura (Foto: Aldo Almeida)
Sem falar que surgirão novas cores, com o advento das pré-candidaturas “independentes” do vereador Sandro Góis (PV), do contabilista Francisco Oliveira de Mendonça, o popular “Chiquinho Contador” (PSDC), e de um terceiro nome oriundo da composição do Solidariedade com outros partidos.
Mas além dessas três pré-candidaturas “independentes”, quem seriam os outros prováveis nomes na disputa para prefeito de Areia Branca em 2016? A própria prefeita Luana Bruno, por direito, poderá concorrer à reeleição. Outra candidatura certa, seria a da enfermeira Iraneide Rebouças, que inclusive já está trabalhando com esse objetivo.
TONINHO CUNHA, CEMITÉRIO“Toninho Cunha” é um nome em potencial à sucessão municipal (Foto: Reprodução)
Também estaria no páreo o comerciante Antônio Marcos de Souza, “Toninho Cunha” (PSB), atual secretário de Serviços Públicos da Prefeitura de Tibau. Ele é irmão do deputado estadual Souza Neto, pai do presidente da Câmara Municipal de Areia Branca, Francisco José de Souza Neto, “Netinho Cunha” (PSB). Mas independente disso, “Toninho Cunha” é muito benquisto, é habilidoso politicamente e tem “cheiro de povo”.
Outro nome citado espontaneamente nesse cenário, como boa opção de voto para prefeito, é o do empresário Medeiros Maia. O sucesso dos seus empreendimentos e a forma como administra seus negócios, tem chamado a atenção do eleitor areia-branquense. O próprio Medeiros revela simpatia pela ideia, não se sabe no seio familiar existe desejo em relação a um eventual projeto político, já em 2016.
Uma coisa é certa, opções de nomes para a sucessão municipal não será problema na hora dos partidos “sentarem” para definir seus candidatos.
0Sandro Góis já está com sua pré-candidatura a prefeito nas ruas (Foto: Jailton Rodrigues)

00“Chiquinho Contador” (aqui, com a esposa Jaqueline) é pré-candidato declarado a prefeito (Foto: Reprodução/Facebook)

Postar um comentário

0 Comentários