FORÇA TAREFA COMBATE O MOSQUITO AEDES AEGYPTI EM GUAMARÉ








Prefeitura de Guamaré através da Secretaria Municipal de Saúde montou uma Força tarefa composta pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil e Coordenação de Endemias, com ações mitigatórias de combate ao mosquito Aedes aegypti, para juntos construírem ações que eliminem os prováveis criadouros do mosquito.
Hoje, 26/01/2016, foram iniciadas a ações com os Agentes de Endemias, no conjunto Vila Maria, seguindo as diretrizes do Plano de combate a Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, do Ministério da Saúde.
Esta ação tem como objetivo entrar em todos os imóveis para identificação e eliminação de possíveis criadouros do mosquito, inspecionar os terrenos baldios identificando os pontos mais críticos e notificando os proprietários, para que seja feita a devida limpeza. Também orientar os moradores quanto a medidas a serem tomadas para evitar a proliferação do vetor.
A equipe agradece a todos os moradores e reitera a necessidade da vigilância no seu imóvel, reservando pelo menos 15 minutos por semana para fazer uma inspeção geral, verificando caixas d’água, cisternas, tonéis, pequenos reservatórios e quintais.
O perigo é alto, para reduzir o risco contamos com a ajuda de todos. Faça a sua parte, colabore com todos e consigo. Seja participativo para o bem de toda comunidade.
ORIENTAÇÕES:
1º) Vede as caixas d´água, incluindo também os sangradouros que deverão ser telados ou protegidos com um pedaço de pano que esteja disponível no domicílio.
2º) Reservatórios para água do tipo: tambores, tanques, potes e similares devem ser lavados a cada 5 dias, escovando as bordas e área interna, para destruir os ovos dos mosquitos Aedes aegypti.
3º) Atenção proprietários de terrenos baldios, mantenham-nos limpos e cercados.
4º) A auto medicação é perigosa, em caso de doença, procure o atendimento médico.
5º) Não jogar lixo nem óleo nas coleções de águas naturais. Exemplos: lagos, charcos, manguezal, etc.
6º) Mantenha sua casa e sua rua limpa, lixo tem que ser depositado em reservatório seco e somente disponibiliza-lo na rua no dia da coleta.
7º) Caixas d’água e cisternas devem ser limpas a cada seis meses.
8º) Preserve o meio ambiente, siga as orientações dos agentes e Servidores Públicos.
O mosquito Aedes aegypti continua o mesmo, mas doenças são outras. Dengue, Zika Vírus e Febre do Chikungunya. O perigo aumentou e a responsabilidade de todos também.
9º) Seja um cidadão ativo, vede seus depósitos de armazenamento de água e não der abrigo ao mosquito Aedes aegypti.
Em caso de dúvidas, por gentileza ligar para a Coordenação de Endemias – Fone 3525-2607.
10º) A prevenção é sua melhor ação.

Postar um comentário

0 Comentários