ENEM 2016 TERMINA COM PARTICIPAÇÃO DE MAIS DE 5,8 MILHÕES






O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 terminou neste domingo, 6, com a participação de 5.848.619 dos 8.356.215 inscritos habilitados a fazer a prova neste fim de semana. "O Enem foi um sucesso. Mais de 97% dos inscritos terem condições de fazer o exame é um número que fala por si só. O sucesso do Enem demonstra o esforço do Governo com a segurança do Enem, garantindo aos participantes um processo de qualidade e com isonomia", avaliou o Ministro da Educação, Mendonça Filho.

A presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini, ressalta a aceitação da prova pela comunidade acadêmica, principalmente em relação ao tema da redação: Os caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil. "O Enem 2016 foi um sucesso. Garantimos equidade a todos os participantes e estamos cuidando, igualmente, para que as mesmas condições de realização se repitam na etapa de 3 e 4 de dezembro", afirmou.

Segurança
As operações da Polícia Federal (PF), Jogo Limpo e Embuste, realizadas com auxílio do Ministério Público Federal e do próprio Inep com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que tentava repassar as respostas das questões do Enem por meio de uma central telefônica via celular, não afetam o resultado do exame. Pelo contrário, reforçam a preocupação do MEC e do Inep em garantir a segurança. Nesta edição foram incluídos dois novos procedimentos: a coleta de dado biométrico e o uso de detector de metais em todos os participantes, na entrada e na saída dos banheiros, que até então era amostral.

Abstenção
A abstenção total foi de 30,01%, sendo menor no Piauí (22,71%) e na Paraíba (23,54%), e maior no Amazonas (37%) e no Mato Grosso do Sul (34,64%). Para o cálculo, o Inep excluiu os participantes que devem fazer as provas em dezembro. Um total de 768 participantes foi eliminado, a maioria (641) por portar equipamento eletrônico, ausentar-se antes do horário permitido, utilizar impressos ou não atender orientações dos fiscais, entre outros. O detector de metais foi responsável por 120 eliminações e a recusa da coleta do dado biométrico, por 7. Não foi registrado nenhum incidente grave de logística. Outras ocorrências (28) foram emergências médicas ou interrupção temporária de energia elétrica. Gabarito - Nesta quarta-feira, 9, o Inep divulga o gabarito oficial dos dois dias de prova para cada Caderno de Questões, que também estarão disponíveis para download no portal do Inep ((portal.inep.gov.br).

O gabarito
também será disponibilizado pelo aplicativo Enem 2016. Em 3 e 4 de dezembro será realizado o Enem para os 3% de inscritos que não fizeram o exame neste fim de semana em função das ocupações. Os novos locais de prova serão divulgados oportunamente na Página do Participante e no aplicativo Enem 2016. O resultado do Enem, para todos, está previsto para 19 de janeiro de 2017.para acessar o número de abstenções e de eliminações do Enem 2016 
  • Clique aqui para acessar o número de abstenções e de eliminações do Enem 2016
  • Clique aqui para acessar a apresentação da coletiva
Veja AQUI gabarito extraoficial resolução comentada feita pelos professores do Curso e Colégio Objetivo.

O gabarito oficial deve ser divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) até o dia 9 de novembro.

Assessoria de Comunicação Social