POR 6 VOTOS A 3, SUPREMO MANTÉM RENAN CALHEIROS NA PRESIDÊNCIA DO SENADO

Decisão do STF tira o senador da linha sucessória para a Presidência da República, mas o mantém como líder da Casa. Foram cinco votos favoráveis e três contrários; ele permanecerá à frente da Casa, porém, decisão tira o peemedebista da linha sucessória para a Presidência da República Por Evandro Éboli, Renata Mariz e Manoel Ventura.

O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou, nesta quarta-feira, a permanência do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) na presidência do Senado. Antes mesmo de a votação terminar, a maioria do plenário já se manifestou contra o afastamento, que havia sido determinado, em liminar, pelo ministro Marco Aurélio Mello. Após o Senado ignorar a ordem judicial e entrar com dois recursos contra a decisão, Marco Aurélio liberou a ação para análise dos colegas, que, por seis votos a três, foi enterrada.

Os ministros encontraram um meio termo para preservar o cargo de Renan, que poderá continuar na presidência do Senado, mas fica impedido de assumir a cadeira de presidente da República em caso de vacância do cargo. Votaram pela derrubada da liminar os ministros Celso de Mello, Teori Zavascki, Dias Toffoli, Luiz Fux, Ricardo Lewandowski e a presidente do STF, Carmen Lúcia. – Não há nenhuma indicação de que o presidente do Senado tenha de substituir o presidente da República num futuro próximo – disse Lewandowski, afirmando que a urgência que embasa uma decisão liminar não está clara no caso avaliado.

Postar um comentário

0 Comentários